ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - Rodney Mutter B.Sc., D.C. | Doutor em Quiropraxia

ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR

Quiropraxia trata muito além da coluna vertebral.  Diariamente trato pessoas com sintomas, que para elas, possa parecer que tem pouco ou nada a ver com a coluna vertebral.  Um destes sintomas comuns está diretamente ligado à mandíbula ou articulação temporo mandibular.

Abaixo darei uma síntese de anatomia, explicando como a Quiropraxia promove melhoras com estes tipos de sintomas.

A articulação temporo mandibular (ATM) é responsável por permitir o movimento da boca.  Esta articulação é formada por: (1) côndilo mandibular, (2) fossa mandibular do osso temporal, (3) disco articular que serve como um amortecedor entre os ossos, (4) ligamentos que mantêm a articulação “fechada”, e (5) cápsula que serve como um balão envolvente para segurar o líquido sinovial.

A articulação temporo mandibular sofre muito diariamente quando não está bem “encaixada”.  Existem muitos fatores que causam danos ou mau posicionamento desta articulação.

Dentes mal posicionados, falta de dentes, mordidas anormais são causas comuns de estresse e lesões na ATM.  Estresse emocional é uma das maiores causas de dor e desgaste da ATM.  Existem muitas pessoas que rangem seus dentes durante o dia ou durante o sono, devido a sua mente ativa.  Neste caso, ocorre um desgaste dentário que, muitas vezes, reflete no próprio disco articular da ATM.  Isso gera um desvio na mordida e pode refletir até o crânio, principalmente nos ossos temporais, (aqueles embaixo dos seus ouvidos).  Quando atinge esta área podem ocorrer distúrbios no equilíbrio e/ou audição (tipo zumbido, chiado).

Este estresse nos ossos do crânio gera um estresse na coluna e diretamente na bacia.  Cada osso em seu corpo tem um osso “parceiro” ou “recíproco”.  Para os ossos temporais do crânio, os ossos recíprocos são os ílios (ossos laterais da bacia conhecido leigamente como “quadril”).  O quadril é a base da coluna e qualquer desvio pode refletir diretamente na coluna vertebral.

Quando o quadril sofre um desvio por qualquer motivo, a coluna vertebral precisa se adaptar para manter o corpo em equilíbrio.  Esta adaptação ou compensação causa muito estresse muscular que, normalmente, é o que as pessoas sentem.  Agora podemos entender melhor como alguém com um dente inflamado sente dores na coluna vertebral.  O corpo funciona como um todo e diariamente compensa para manter equilíbrio entre ele e seu ambiente.

Basta dizer que o corpo, como qualquer máquina, funciona como um todo e a integridade de cada peça é importante para manter um bom desempenho.

Quem sofre de dores na mandíbula ou ATM sabe como isso pode ser desagradável.  Normalmente estas dores afetam outras partes do corpo e, muitas vezes, o paciente acaba correndo atrás de um sintoma ao invés de identificar a lesão principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *