Bem estar - Rodney Mutter B.Sc., D.C. | Doutor em Quiropraxia

Bem estar

Bem estarCulturalmente estamos condicionados a pensar que a falta de saúde (doença), é um resultado direto de azar, germes e uma genética ruim.  Na verdade, nossa falta de saúde, está ligada diretamente as nossas más escolhas e nosso ambiente.

É fundamental que cada um compreenda isso, pois este é o ponto de partida para retomar o controle da sua saúde e da sua vida.  Acho necessário lembrar a capacidade que temos de nos sentirmos bem, curtirmos uma saúde boa e aproveitarmos ao máximo a nossa vida. É uma questão de curtir a vida e não de simplesmente sobreviver.

É comum em vários momentos, descobrirmos que perdemos o controle de nossa saúde e que estamos longe da forma física que desejamos ter. Os motivos são vários e, muitas vezes, inocentes. Família, trabalho, a rotina diária exigem muito de nós e é comum deixarmos por último a nossa saúde.

Nesta época de primavera, é normal as pessoas estarem um pouco acima do peso, um tanto preguiçosas e com certa falta de fé de que irão estar em forma para aparecer na praia no próximo verão.

Como é então que retornamos ao nosso equilíbrio e alcançamos esta boa saúde que pertence a todos? É necessário fazermos quatro coisas simples, fazê-las corretamente e para sempre:

1) Descansar bem
2) Movimentar-se bem
3) Comer bem
4) Pensar bem

Sua saúde está ligada diretamente ao seu ambiente. Se você escolher um ambiente (interno e externo) saudável, naturalmente encontrará saúde. Se você deixar seu ambiente poluído, certamente será privado de algo básico que te pertence – sua boa saúde.

Em primeiro lugar, o descanso. O tempo correto varia de acordo com cada pessoa, mas creio que uma boa noite de sono é um ótimo começo. Pessoalmente, preciso de 8 horas, mas creio que isso varia entre 7 e 9 horas, dependendo de cada um. O corpo precisa deste período para recuperar os traumas físicos do dia e preparar-se para o dia seguinte. Pessoas que tem o hábito de dormir demais também não sentem bem. O corpo quer se mexer, e tempo na cama além do necessário, também é prejudicial.

Junto a isso, a falta de movimento do corpo é o motivo principal para que as articulações “fiquem enferrujadas” e envelheçam. O corpo e a mente nasceram para ficar em constante movimento.  Após um inverno longo, é comum as pessoas reclamarem mais de dores no corpo que, em grande parte, podem ser resolvidas simplesmente voltando a alguma atividade física. Caminhadas continuam sendo uma das melhores formas de movimentar o corpo. Não custa nada, e os benefícios são imensos. Trinta minutos diários reservados para você não são nada demais!

Ninguém vai se sentir bem se estiver se alimentando com coca-cola, batatas fritas, cerveja, enfim, alimentos nocivos à saúde. Junto a isso encontro muitas pessoas que ingerem remédio como se fosse bala. Alimente seu corpo com o mesmo respeito que cuida do seu jardim, suas plantas e seus animais de estimação. Não coma alimentos tóxicos, mas sim, alimentos puros, integrais e frescos.

Da mesma forma, mentalmente você não pode sentir-se bem se você se alimenta de raiva, ressentimento, ciúmes, etc. Acho muito importante cada pessoa procurar entender e superar os desafios emocionais para poder dar seqüência a sua vida e desfrutar de relacionamentos saudáveis.  Cada um tem uma forma diferente para tratar isso.  Alguns procuram um terapeuta profissional, outros têm sucesso falando com amigos, família, e ainda alguns têm uma sintonia com a terra e maturidade pessoal para superar muita coisa sozinhos.

Mesmo que você tenha acordado hoje e sentiu-se culpado por chegar a um ponto fisicamente e/ou mentalmente desagradáveis e não desejados, NUNCA é tarde demais para retomar o que sempre foi seu.

Resumindo – cada um de nós tem a capacidade de curtir a saúde simplesmente como resultado de praticar hábitos bons.

Se você se encontra em uma situação “longe do seu bem-estar”, uma grande ferramenta é a Quiropraxia.  Aplicada corretamente é uma ótima forma de facilitar a recuperação e devolver movimento e alinhamento para o sistema musculoesquelético (as articulações e os músculos).

É comum também eu receber pacientes sem queixas. Nestes casos, o tratamento quiropráxico é uma boa maneira de tirar lucro do corpo, no sentido de mantê-lo no seu eixo e com movimentos mais amplos e mais suaves, melhorando seu desempenho e curtindo com mais conforto o dia a dia e a rotina, sobrando assim, mais energia e disposição.

Como a Quiropraxia existe há 116 anos nos EUA, uma grande porcentagem da população se trata em intervalos regulares. Ajustes de30 em 30 dias são comuns para corrigir acúmulos de estresses físicos, mantendo uma melhor postura e deixando o corpo mais disposto para encarar o estresse físico e emocional da rotina diária.

Tenho no meu consultório muitos pacientes de “manutenção” que entenderam os benefícios de manter uma coluna alinhada.  A maioria dessas pessoas procurou-me inicialmente por estarem em uma crise; pós-acidente, ou pós “relaxamento”.

Fico muito feliz em ver que essas pessoas entenderam o prazer que a vida traz quando a curtimos em um nível mais profundo e mais saudável, mantendo hábitos saudáveis e ajustes regulares de Quiropraxia.

Minha intenção com cada pessoa que encontro é de capacitá-los a buscar e manter a saúde física, mental e emocional através de hábitos e pensamentos saudáveis.  É uma busca constante de bem-estar.

Lembre-se a cada dia:
• Descanse bem!
• Movimente-se bem!
• Coma bem!
• Pense bem!

Desejando saúde e felicidade a todos,
Rodney Mutter
Doutor em Quiropraxia (EUA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *