O que é Quiropraxia? - Rodney Mutter B.Sc., D.C. | Doutor em Quiropraxia

O que é Quiropraxia?

A filosofia da quiropraxia parte do princípio de que o organismo do ser humano tem um poder inato para manter sua própria saúde. A arte da quiropraxia mantém seu foco no ajuste do mau funcionamento da coluna vertebral, que é chamado “subluxação”. Corrigindo a subluxação é removida a interferência entre a coluna e o sistema nervoso. A ciência descobriu que o sistema nervoso regula todos os órgãos e tecidos do corpo, portanto quando o sistema nervoso está funcionando corretamente é facilitada a harmonia do corpo, evitando doenças e enfermidades.

A quiropraxia vê a saúde de forma holística, dando foco ao bem-estar do paciente e, reconhece também, que existem muitos fatores que influenciam na saúde da cada pessoa, tais como exercício, dieta, sono, ambiente e hereditariedade.

A quiropraxia visa manter o máximo de saúde de forma natural para que o corpo possa se defender contra as doenças, ao invés de somente tratar os sintomas. É natural, não usa cirurgia, e acredita na habilidade do corpo para se auto-curar. A medicina convencional vê o corpo como peças individuais que podem ser manipuladas de fora para dentro para conseguir alguma resposta. A quiropraxia defende que a saúde plena depende do bom funcionamento de todos os sistemas do corpo juntamente com hábitos e ambiente saudáveis. As duas profissões têm seu espaço no mundo, mas são fundamentalmente diferentes.

Os quiropraxistas mantêm seu foco no sistema nervoso (o cérebro e medula espinhal) que gerencia todas as interações químicas do corpo para manter a função correta. O cérebro manda mensagens através da medula espinhal a todos os órgãos, células e sistemas do corpo. Essas informações regulam o sono, a digestão, a capacidade de concentração, a coordenação dos movimentos e mantêm as defesas através do sistema imunológico.

Quando as vértebras estão mal alinhadas ou com movimento incorreto, pode ocorrer a interrupção do fluxo de informação transmitido do cérebro ao corpo. Sem a informação correta o corpo é impedido de manter seu potencial máximo. A quiropraxia corrige essas vértebras mal alinhadas, visando manter o fluxo do sistema nervoso e a harmonia do corpo.