Vídeos - Rodney Mutter B.Sc., D.C. | Doutor em Quiropraxia

Vídeos

Lugar limpo, se mantém limpo!

Lugar limpo se mantém limpo! Quando fiz minha primeira faculdade, trabalhava nos verões num acampamento de um amigo.  A primeira coisa que ele me instruiu, foi buscar qualquer pedaço de lixo que encontrasse “por aí”. Ele explicou que os clientes ajudam a manter o lugar limpo quando estiver limpo. Mas quando tem um só pedaço de lixo no chão, se acham no direto de colocar outro, depois vem outro, etc. Obviamente essa lição se transfere para nossas casas, carros, escolas, etc., porém eu acho que ela também se transfere perfeitamente para nosso emocional . Não deixe lixo emocional “por aí” porque rapidinho acumula uma pilha tão grande que tu vais se perder dentro.

Saiba mais

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Perna Curta

Perna Curta. Pacientes com frequência me relatam que foram diagnosticados com uma perna mais curta. O jeito que me relatam isso me preocupe porque se convenceram que com isso tem alguma deficiência, ou uma sentença de vida com dores e limitações. Para responder isso, é necessário tratar um assunto mais global. O corpo não é simétrica! Eu por exemplo (como todos) tem um um olho mais fechado do que o outro, meu nariz puxa mais por um lado, meus ombros não descansam na mesmo linha, e sim uma das minhas pernas é mais curta. Todos isso é normal. A fisiologia do corpo já garanta que todos teremos uma assimetria. Temos um coração só, um fígado só (ambos que favorecem um lado só do corpo), e o “movimento” interno do corpo segue padrões não simétricas. Sem falar sobre o fato que todos tem um lado dominante de uso – a maioria sendo destro. A diferencia de altura das minhas pernas não me causa dificuldade em caminhar no mesmo sentido que minhas orelhas tortas não me causam uma deficiência de audição. No meu do opinião clinico; é muito raro que alguma diferencia de comprimento entre as pernas causa algum distúrbio mecânico significativa. Medir menos seu corpo e mexe mais com ele – volta se exercitar. Quiropraxistas usam uma medição das pernas na maca para guiar o tratamento, mas não deve ser considerado mais do que isso. É uma ferramenta clinica para auxiliar o protocolo clinico e não é um diagnostico.

Saiba mais

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha sua base

Vejo uma tendência das pessoas abandonarem hábitos saudáveis e rotineiros quando a vida aperta. Acontece seguidamente com pais novos, pessoas com dificuldades em casa, relacionamentos, TCC, etc. Com esse abandono vem um colapso total e a vida parece que simplesmente implode. Reforço a necessidade de manter por perto – sempre – hábitos e atitudes saudáveis que te fazem bem. Aquele cafezinho com amigos, cinema, leitura, caminhada etc. se tu estás fisicamente ativo, ajuda muito o seu emocional a passar por momentos desagradáveis. A vida sempre vai te desafiar, se tu espera para que tudo se organize para ser feliz, é possível que nunca será feliz. Por mais que tenhas algo para resolver, busque equilíbrio e felicidade nos demais áreas na sua vida.

Saiba mais

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Sono e saúde

Acredito que um dos fatores mais importantes na saúde física e mental dos pacientes é um sono saudável. O corpo funciona melhor quando há uma rotina e um tempo suficiente de sono. Acredito que 7 a 9 horas para a maioria das pessoas é tempo suficiente e recomendo que se habituem a deitar e acordar no mesmo horário todos os dias. Também recomendo que as pessoas criem hábitos no final do dia que ajudem a induzir o sono. Reduza a luz em casa, baixe “o volume da casa”: som da televisão, rádio, etc. Jante cedo. O corpo tem um horário natural para sentir sono, em sintonia com a terra, etc. Um erro grave é ignorar quando vem este sono, querendo aproveitar mais o dia e perder a oportunidade de entrar num sono natural. O corpo se obriga a ligar novamente para lhe acompanhar e passa essa “janela” de sono. Algumas horas depois quando você decide que quer dormir ele custa a desacelerar e o sono não é o mesmo. Menos Netflix, mais qualidade de sono!!

Saiba mais

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Inflamação x Infecção

Inflamação x Infecção –
O processo inflamatório do corpo é um processo de cura e deve ser respeitado. Quando houve qualquer lesão no corpo, ele envia para o local mais sangue para proteger, nutrir etc., isso que provoca o calor, e também encaminha “os soldados” do corpo para retirar qualquer material danificado, permitindo que os células voltem para um estado integral e retornando saúde no local. Importante ressaltar que inflamação é um processo amigável, de cura, que o corpo inicia sozinho e encerra sozinho à medida que resolve a problema. Infecção é um processo que acontece quando entra um organismo estranho no corpo, tipo virose, bactéria, parasita, e é necessário expelir. Houve um processo inflamatório que acompanha o processo infeccioso com intenção de ajudar o organismo a se curar e voltar para um estado saudável e íntegro. Na maioria dos casos, Inflamação é amigável e deve ser respeitada.

Saiba mais

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Mobilidade sem Carga

Mobilidade sem carga. É necessário que o corpo se movimente mesmo em crise. Quando tiver dor, se movimente sem carga para ajudar o corpo a cicatrizar. Caminhadas frequentes, talvez mais curtas, alongamento, etc… dentro da capacidade de cada um. Mas não espere melhorar para se movimentar – se movimente para melhorar!!!

Saiba mais

--------------------------------------------------------------------------------------------------