VOCÊ CONHECE A QUIROPRAXIA - Rodney Mutter B.Sc., D.C. | Doutor em Quiropraxia

VOCÊ CONHECE A QUIROPRAXIA

Quiropraxia existe desde 1895.  Nestes 113 anos a filosofia não mudou.  Isso porque a quiropraxia, apesar de ser complexa em seu conhecimento de anatomia do corpo e técnicas de manipulação, é baseada em princípios muito simples.

O corpo tem dentro de si, a capacidade de se auto-curar.  Diferente de máquinas que são feitas pelas mãos do homem, o corpo tem dentro de si todo conhecimento para manter seu equilíbrio, mesmo em frente a desafios enormes.  O corpo depende do seu ambiente e seus recursos como água, sol, alimentação, etc. e a maneira como ingerimos estes recursos controla o sucesso ou a falha de nossa saúde.

Assistimos a isso em nossas vidas todos os dias.  Um corte na mão cicatriza e fecha “sozinho”.  Uma gripe ou resfriado passa sozinho.  Algumas pessoas tomam algo para aliviar os sintomas durante o processo de cura, mas é o próprio corpo que sabe como curar a lesão.

Quando abusamos ou escolhemos errada a maneira com que tratamos o corpo, impedimos o processo natural, e jogamos o equilíbrio do corpo para fora do seu alcance.  Nestes momentos é necessário pedir ajuda para que o corpo possa voltar a sua tolerância e recuperar a saúde perdida.

Sintomas que persistem muito tempo ou voltam com certa freqüência, demonstram que algo está errado no ambiente do paciente ou que o corpo precisa de um “apoio” para recuperar seu equilíbrio. Quiropraxistas são treinados para reconhecer sintomas e entender onde o corpo e/ou o paciente perderam seu equilíbrio e, com isso, a capacidade de se curar.  Reconhecendo falhas no sistema biomecânico e restaurando o movimento das articulações, o corpo retoma suas atenções no processo de cura, sempre lembrando a importância de cada um reconhecer sua responsabilidade em suas escolhas diárias.

Assim como passamos líquidos ou cremes antibacterianos para limpar um corte, impedir infecção e permitir uma cura sem complicações, o quiropraxista ajusta a coluna para remover interferências biomecânicas, permitindo que o fluxo de informações que passam pela medula espinhal para todos os tecidos do corpo, voltem a desempenhar a função que foi desenhada por Deus e pela natureza.

Este alinhamento da coluna, também reduz e, às vezes, elimina o excesso de carga nos músculos, discos, ligamentos e outros tecidos do corpo que são responsáveis em manter a postura e o movimento do corpo.

Em resumo, quiropraxistas fazem com o corpo o que uma oficina de geometria faz com o carro.  E como o carro, o corpo anda com mais facilidade depois este alinhamento.  Se o motorista aproveita a “geometria”, ambas as máquinas andam um bom tempo.  Quando agimos com descuido ou desleixo, o apoio que recebemos dura um tempo curto ou talvez não consiga ser aproveitado.

Quiropraxia não cura o corpo.  Nenhuma área de medicina cura o corpo. A cura existe quando cada paciente reconhece sua responsabilidade em escolher atitudes corretas que garantam uma vida saudável.  Quiropraxista é sim, mais uma ferramenta para direcionar o paciente e o corpo de volta ao seu eixo durante sua recuperação.

Quiropraxia é mais do que uma consulta, é sim, uma filosofia da vida.  Não é a única, e talvez para algumas pessoas não seja o correto.  Por isso o universo oferece muitas opções.  Cada um tem seu direito e seu livre arbítrio para seguir aquilo com que se identifique.

Um bom mês para todos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *